Dr. Victor Portocarrero - Urologista

30 de agosto de 2022

Quais os tratamentos de cólica renal?

Quais os tratamentos de cólica renal

Os tratamentos para cólica renal consistem em medicamentos para alívio da dor, acompanhamento com o urologista e, em alguns casos cirurgias para a solução definitiva do problema. O Dr. Victor Portocarrero, é o médico especializado para indicar e realizar o melhor tratamento para cada caso. 

A cólica renal é caracterizada por um episódio de dor intensa e aguda na região inferior e lateral das costas. Normalmente, é causada pela presença de pedras nos rins, as quais provocam inflamações e obstruções no fluxo da urina. 


Por se tratar de uma condição de cuidado , especialmente pelo fato da dor ser bastante intensa, é importante conhecer as melhores abordagens para a resolução do problema. 


E para isso, é  fundamental que o paciente ao apresentar esse tipo de dor, procure por um urologista para que seja identificada a causa e recomendado o tratamento mais adequado para cada caso. 

Como são os sintomas mais comuns de cólica renal?

sintomas mais comuns da cólica renal

Os sintomas mais comuns da cólica renal são:


  • Dor na região abdominal;
  • Náuseas e vómitos;
  • Alterações no jato urinário;
  • Dores na região do pênis ou testículo.


É importante destacar que  os quadros de dores agudas são desencadeados quando existe obstrução do fluxo urinário. Quando isso ocorre, a dor pode se concentrar na região lombar e dos flancos, além de irradiar para outros pontos do corpo. 

Quais são os remédios para a cólica renal?

remédios para a cólica renal

Os remédios mais comuns para a cólica renal são:


  • Analgésicos: auxiliam na redução da dor. Os mais comuns são Paracetamol ou Dipirona;
  • Anti-inflamatórios: se a dor é causada pelo cálculo renal, o que na maioria das vezes é, pode provocar danos ao tecido, provocando inflamações na região, por esse motivo, anti-inflamatórios como o Ibuprofeno , Cetoprofeno , etc.
  • Antiespasmódicos: pela obstrução do fluxo de urina, os órgãos do sistema urinário podem provocar espasmos musculares, e para minimizar esse tipo de incômodo, o uso do Buscopan geralmente é indicado.


Caso o paciente faça o uso de toda a medicação recomendada pelo médico e ainda assim as dores não aliviarem, ele será encaminhado para o tratamento do problema de maneira mais intensiva.

Que tipos de tratamentos para cólica renal?

Que tipos de tratamentos são realizados para cólica renal?

Os principais tipos de tratamentos para a cólica renal, após o controle da dor, normalmente são cirúrgicos.


Baseado no quadro clínico de cada paciente e uma tomografia computadorizada,  o médico vai recomendar qual o melhor caminho a seguir para a solução definitiva do problema. 


O paciente pode ser internado para ser submetido ao procedimento cirúrgico em caso de cálculo, para que ele seja removido, ou apenas será acompanhado pelo urologista se a dor estiver sob controle e as pedras nos rins forem pequenas. 


Nos casos de cálculos pequenos o urologista irá monitorar a pedra, até ela ser removida de maneira natural do corpo. 


Já nos casos em que a cirurgia é necessária, são realizados procedimentos por meio de óticas, endoscópios, microcâmeras, fibras de luz ou laser, ou seja, não é feito nenhum tipo de corte, e por esse motivo a alta hospitalar é rápida e a recuperação mais simples. 

Médico para tratar cólica renal

Para agendar uma consulta com o médico para tratar cólica renal, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.