Dr. Victor Portocarrero - Urologista

30 de agosto de 2022

Quais são os sintomas da cólica renal?

Quais são os sintomas da cólica renal

Os sintomas da cólica renal são caracterizados pelas fortes dores na região das costas, podendo irradiar para a virilha ou até mesmo outros órgãos do corpo, além de náuseas, vômitos e dores para urinar.  O Dr. Victor Portocarrero, possui especialização para o tratamento desse tipo de condição de maneira eficaz e humanizada. 

A cólica renal é uma forte dor que acomete a região abdominal, normalmente nos flancos, com irradiação para a região da virilha. Ela é causada por uma obstrução parcial ou total do ureter, que consiste em um tubo muscular que conecta os rins à bexiga. 


Este tipo de obstrução acontece pelos cálculos que se formam nos rins ou pela decorrência de coágulos, porém é mais raro. 


Na maioria dos casos, a cólica renal vem acompanhada de sintomas como vômitos e náuseas e, algumas vezes, sensação de bexiga cheia ou dores para urinar.


Por esses indícios é difícil diferenciá-la de manifestações clínicas associadas a outras dores abdominais, como intestino, útero e vesícula biliar. Por essa razão, é importante consultar o urologista que trata cólica renal, quando os sintomas surgirem.

Como são os principais sintomas da cólica renal?

sintomas da cólica renal

Os principais sintomas da cólica renal são:


  • Dores fortes na região inferior das costas: essa dor normalmente é descrita como semelhante à dor do parto e causa dificuldades na movimentação do corpo. Pode afetar o inferior das costas, bem como a lateral do corpo;
  • Dor aguda que pode irradiar para a área da virilha ou abdômen: nestes casos, a dor pode ser tão intensa que irradia para outras partes do corpo, como a região inguinal e genital. Nos homens a dor pode ser sentida nos testículos e nas mulheres, no órgão sexual;
  • Picos de cólicas renais muito intensas: esses picos podem ocorrer e durar cerca de 20 a 60 minutos e normalmente surgem quando existe uma pedra presa ou bloqueada na região do trato urinário;
  • Náuseas e vômitos: a cólica renal pode causar náuseas e vômitos, que são sintomas comuns, devido a estimulação do nervo esplâncnico;
  • Febre ou calafrios: também podem surgir como sinal de infecção renal, causada pela presença de cálculos. 


Além dos sintomas destacados, o paciente com cólica renal pode ter a sensação de bexiga cheia ou incômodos no momento de urinar. 

Como é feito o tratamento da cólica renal?

tratamento da cólica renal

O tratamento para cólica renal é feito inicialmente por meio do controle da dor, com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos.


Após esse primeiro passo, deve ser realizada uma investigação mais profunda para a confirmação do diagnóstico e identificação da existência de cálculos, bem como a posição e tamanho deles.


As pedras inferiores a 5 mm, normalmente são eliminadas de maneira espontânea. No entanto, as maiores que 5 mm podem não alcançar a bexiga e por isso há a necessidade de intervenção. 


Na maior parte dos casos, a indicação é de remoção dos cálculos por meio de cirurgia endoscópica, que consiste em um procedimento minimamente invasivo que permite o retorno do paciente à rotina de maneira mais rápida. 


Quando há dificuldade no controle da cólica renal, como em pacientes grávidas, com rim único ou na presença de sintomas de febre e queda no estado geral, pode ser recomendado a internação de urgência. 

Urologista que trata cólica renal

Para agendar uma consulta com o urologista que trata cólica renal, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.