Dr. Victor Portocarrero - Urologista

7 de dezembro de 2022

O que é balanopostite?

O que é balanopostite

A balanopostite é uma inflamação da glande (cabeça do pênis) e do prepúcio (tecido que recobre a glande) que pode causar sintomas muito incômodos como inchaço, vermelhidão, ardor e coceira na região íntima masculina.

A balanopostite pode ter uma variedade de causas, mas ocorre mais frequentemente devido a infecções fúngicas ou bacterianas, como Candida albicans e espécies de Staphylococcus. Além das causas infecciosas, a inflamação também pode ser resultado de alergias, alterações autoimunes ou neoplásicas.


  • Balanopostite infecciosa - causada por infecções fúngicas, bacterianas, parasitárias ou virais, sendo as mais comuns Candida albicans, Staphylococcus, Streptococcus, HPV, Treponema pallidum, Mycoplasma hominis, Mycoplasma genitalium, Trichomonas;
  • Balanopostite inflamatória - causada por doenças inflamatórias e autoimunes, como líquen plano, líquen escleroso, dermatite atópica, eczema e psoríase;
  • Balanopostite pré-neoplásica, sintomas inflamatórios estão associados à proliferação de células cancerígenas;
  • Balanopostite alérgica - inflamação que ocorre devido à exposição a substâncias que causam irritação ou alergia local, como látex em preservativos ou cloro presente em piscinas.


A balanopostite é mais comum em homens que tomam medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, têm mais de 40 anos, não são circuncidados, têm múltiplos parceiras sexuais ou têm diabetes. Neste caso, a glicose é perdida em grandes quantidades na urina, favorecendo o desenvolvimento de microorganismos na área.

Quais os sintomas da balanopostite?

sintomas da balanopostite

Os principais sintomas da balanopostite são:


  • Coceira, vermelhidão e queimação da glande e prepúcio;
  • Dor ou desconforto ao urinar;
  • Dificuldade em expor a glande;
  • Inchaço local;
  • Pele seca;
  • Secreção peniana;
  • Feridas.


A presença de sinais e sintomas que possam indicar balanopostite indica uma consulta com um urologista para que a região genital seja avaliada e assim seja indicado o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico de balanopostite?

diagnóstico de balanopostite

O diagnóstico de balanopostite deve ser feito por um urologista, avaliando os sinais e sintomas que o homem apresenta, bem como avaliando sua história clínica e estilo de vida. Além disso, para confirmar o diagnóstico de balanopostite, o médico pode recomendar exames de sangue e urina, além de exames microbiológicos de secreção peniana ou urina.

Como tratar balanopostite?

tratamento para balanopostite

O tratamento para balanopostite é definido pelo médico urologista de acordo com a causa da doença. Em grande parte dos casos é indicado o uso de antifúngicos tópicos ou orais ou de antibióticos de acordo com o microrganismo relacionado com a inflamação.


Nos casos mais graves e de episódios recorrentes de balanopostite, com fatores de risco associados, risco de complicações e sintomas muito incômodos e que podem afetar a qualidade de vida do homem, é indicada a cirurgia de postectomia, na qual é retirado o excesso de pele do pênis .


Também é importante que os homens mantenham a área genital limpa e seca com frequência, evite traumas mecânicos e evitem o uso de sabonetes antissépticos, pois podem remover microorganismos benéficos à saúde masculina.

Médico para tratar balanopostite em Jundiaí

O médico para tratar balanopostite em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, médico urologista que oferece atendimento completo para diagnosticar e tratar condições e patologias que afetam a saúde do trato urinário e órgãos sexuais masculinos. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.