Dr. Victor Portocarrero - Urologista

8 de julho de 2022

Qual o médico de rins em Jundiaí?

Qual o médico de rins em Jundiaí?

O médico de rins em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, urologista. O especialista é referência no tratamento de condições e patologias que acometem a saúde dos órgãos do trato urinário.

Além do urologista, o médico nefrologista também cuida da saúde dos rins.


Os rins são dois órgãos localizadas na parte posterior do abdômen que compõem os sistemas de regulação excretora e osmótica. Como parte do sistema de excreção e osmorregulação, eles filtram e excretam produtos residuais do sangue.


Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial, encontramos o hilo composto por ureteres, artérias e veias renais e sangue, linfáticos e nervos.

Qual a função dos rins?

Uma das funções dos rins é filtrar o sangue para remover substâncias nocivas ao organismo, como amônia, uréia e ácido úrico. Eles também funcionam secretando substâncias que são importantes para a nossa saúde.

Principais doenças renais

Principais doenças renais

As principais doenças renais que podem comprometer a saúde são:

Nefrite

É a inflamação da parte filtrante do rim chamada glomérulo. A nefrite aguda geralmente ocorre devido a infecção bacteriana. No caso da nefrite crônica, a inflamação é mais grave. Um aumento na quantidade de proteína e sangue na urina pode ser notado e um aumento na pressão arterial pode ser notado também.

Infecção do trato urinário

Infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres e geralmente ocorrem na bexiga. No entanto, em caso de agravamento pode acometer a saúde renal.

Pedras nos rins

As pedras nos rins se formam quando os minerais e outras substâncias se aglomeram e se depositam nos rins. A doença causa dor intensa, necessitando hospitalização.

Obstrução do trato urinário

O bloqueio de cálculos no trato urinário (ureteres, bexiga e uretra) pode dificultar a passagem da urina e causar obstrução. Um sintoma característico desse distúrbio é o volume insuficiente ou baixo de urina e a dor ao urinar. Quando não tratada, pode levar à insuficiência renal.

Tumor renal maligno

Esta doença é chamada de câncer de rim. As células sofrem mutações, dividem-se incontrolavelmente e, eventualmente, destroem o tecido do órgão, levando à falha funcional.

Insuficiência renal crônica

A doença é a incapacidade dos rins de filtrar. Portanto, a ureia é retida no corpo. Podendo levar a anemia, pressão alta e outras complicações.


Estas são as principais doenças dos rins, no entanto, existem muitas outras. Para prevenir qualquer infecção dos rins e outros órgãos, recomenda-se atividade física regular e muita ingestão de água.

Tratamento renal em Jundiaí

O tratamento renal em Jundiaí é realizado de acordo com a patologia diagnosticada, podendo haver mudança de hábitos, uso de medicação prescrita e procedimentos cirúrgicos.


O Dr. Victor Portocarrero possui toda expertise profissional e infraestrutura médica necessária para tratar cada paciente com precisão e excelência, para mais saúde e qualidade de vida.

Urologista para rim em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o médico urologista para rim em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Como é o pós-operatório de vasectomia: cuidados nos primeiros 30 dias
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
O pós-operatório de vasectomia é simples. Com repouso, analgésicos e cueca justa, a recuperação costuma ser rápida. Os cuidados nas primeiras 4 semanas evitam dor, inchaço e complicações.
A vasectomia afeta testosterona?
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
A vasectomia não afeta a testosterona. A produção hormonal continua normal após a cirurgia, sem impacto na libido, força muscular, ereções ou características masculinas.
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
O cálculo renal na gravidez exige atenção. Pode causar dor intensa, infecção e riscos ao bebê. O tratamento deve ser seguro para a gestante, priorizando hidratação, analgesia e, se necessário, cirurgia.
Cálculo renal de 1 cm ou mais: melhores opções de tratamento
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
O cálculo renal de 1 cm ou mais exige tratamento ativo. As melhores opções são a litotripsia extracorpórea, a cirurgia a laser (RIRS) e a mini-percutânea, dependendo do caso.
Pré‑operatório de vasectomia: exames necessários e como se preparar
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
O pré-operatório de vasectomia exige exames simples, preparo físico e emocional. Seguir orientações sobre jejum, medicamentos e higiene íntima é essencial para uma cirurgia segura e sem imprevistos.
Vasectomia dói? Passo a passo do procedimento e controle da dor pós-operatório
Por Victor Portocarrero 15 de julho de 2025
A vasectomia causa desconforto leve: anestesia local elimina a dor na hora, e analgésicos controlam o incômodo depois. Seguir orientações médicas garante recuperação rápida e quase indolor.
Como preparar o corpo para a cirurgia de vasectomia
Por Victor Portocarrero 3 de junho de 2025
Para se preparar para a cirurgia de vasectomia, é essencial seguir as orientações médicas, manter jejum, suspender medicamentos conforme prescrição e cuidar da higiene da região genital.
a vasectomia causa ganho de peso
Por Victor Portocarrero 3 de junho de 2025
A vasectomia não causa ganho de peso. O procedimento não interfere nos hormônios nem no metabolismo. Alterações no peso podem estar ligadas ao estilo de vida, e não à cirurgia em si.
A vasectomia é eficaz imediatamente
Por Victor Portocarrero 3 de junho de 2025
A vasectomia não é eficaz imediatamente. É preciso aguardar de 2 a 3 meses e realizar exames de espermograma para confirmar a ausência de espermatozoides no sêmen antes de abandonar os métodos contraceptivos.
como é feita a reposição hormonal masculina
29 de maio de 2025
A reposição hormonal masculina pode ser feita por injeções, géis ou implantes, com acompanhamento médico constante para ajustar doses e garantir segurança e eficácia no tratamento.