Dr. Victor Portocarrero - Urologista

11 de outubro de 2022

Médico para cauterização de HPV em Jundiaí

Médico para cauterização de HPV em Jundiaí

O médico para cauterização de HPV em Jundiaí é o urologista, ginecologista e especialista no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. Todos estes profissionais são aptos para realizar este tipo de tratamento.

O HPV - papilomavírus humano - é caracterizado por uma infecção viral que pode se manifestar em homens e mulheres, mediante o contato do vírus com a pele, durante as atividades sexuais não protegidas. 


Em alguns casos, a infecção pelo HPV pode diminuir de forma espontânea. No entanto, entre as mulheres a condição costuma ser mais preocupante pois pode aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de colo de útero. 


Por esta razão, pode ser necessária a cauterização das lesões pelo HPV para impedir que evoluam. Este tipo de procedimento é realizado pelo médico urologista, ginecologista ou especialista no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. 

Quando a cauterização de HPV é indicada?

cauterização de HPV

A cauterização de HPV é indicada para as lesões intraepiteliais de baixo grau, pois nestes casos o procedimento elimina as lesões e impedem que evoluam para o câncer de colo uterino. 


Quando a paciente é diagnosticada com lesão intraepitelial de alto grau, o procedimento deve ser mais invasivo, demandando a aplicação de anestesia para a realização da conização do colo de útero.


Este tipo de procedimento é feito em ambiente hospitalar com o médico especialista no tratamento. 

Quais são os tipos de cauterização de HPV?

Quais são os tipos de cauterização de HPV

Os tipos de cauterização de HPV duas principais formas:


  • Cauterização química: método pelo qual é realizado a aplicação de ácido tricloroacético ou da criocauterização, que consiste no congelamento. Esses dois procedimentos são indicados para os casos nos quais o HPV causou verrugas genitais;
  • Eletrocauterização ou cauterização elétrica: esta técnica elimina a lesão genital por meio do calor. É utilizado um aparelho que emite ondas elétricas. O uso deste método elimina as células superficiais do epitélio, impedindo que haja a proliferação do vírus HPV para as camadas mais profundas da pele.


Normalmente é recomendada para lesões microscópicas pré cancerígenas que são causadas pelo HPV de alto grau.


Além destas duas técnicas, o médico também pode indicar a realização de intervenção cirúrgica. No entanto, somente em casos mais graves, como quando é identificado a presença de lesões intraepiteliais de alto grau. 

Quais são os cuidados após a cauterização de HPV?

cuidados após a cauterização de HPV

Os cuidados após a cauterização de HPV normalmente são bem tranquilos. No entanto, alguns pacientes podem apresentar quadros de dor no local, sangramento ou corrimento.


A recomendação do médico é que o paciente evite esforços físicos intensos e também mantenha-se em abstinência sexual pelo período de 1 a 4 semanas, de acordo com a cicatrização do colo do útero. 


Também pode ser indicado o uso de pomadas anti-inflamatórias e cicatrizantes para acelerar a recuperação, além do uso de analgésicos orais. 


Outra recomendação é a utilização de métodos barreiras, como a camisinha, durante as atividades sexuais para prevenir a transmissão do vírus para o parceiro, pois ele não é eliminado do organismo pela cauterização.


É importante destacar que a cauterização do colo do útero auxilia na eliminação das lesões provocadas pelo vírus e não na infecção viral, ou seja, o paciente precisa manter o acompanhamento médico periódico.

Urologista para a cauterização de HPV em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o urologista para a cauterização de HPV em Jundiaí, o Dr. Victor Portocarrero, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.