Dr. Victor Portocarrero - Urologista

4 de novembro de 2022

Como tratar a hidrocele testicular

Como tratar a hidrocele testicular

Para tratar a hidrocele testicular é preciso remover o líquido fluido que se acumulou no escroto. Com a cirurgia, é feito um corte na túnica vaginal, através do qual o líquido é drenado e as  bordas da túnica são suturadas para prevenir um novo acúmulo.

A hidrocele também pode ser aspirada isoladamente, procedimento menos invasivo, mas com taxa de recorrência muito maior. Este processo pode ser repetido se necessário. Em lactentes, o paciente deve ser acompanhado e esperado até que a abertura se feche espontaneamente, e a cirurgia deve ser escolhida se não resolver em um ano.


A hidrocele é um acúmulo anormal de líquido na membrana vaginal (membrana dentro da bolsa que contém os testículos). A hidrocele pode ser unilateral ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária, e acomete principalmente neonatos e adultos acima de 45 anos.


A hidrocele é chamada de primária devido à má absorção de líquidos e secundária devido à inflamação (infecção ou trauma) ou neoplasia testicular.

Quais os sintomas da hidrocele?

sintomas da hidrocele

O principal sintoma da hidrocele é a presença de um caroço diferente no saco escrotal. Em uma hidrocele, o escroto se enche de líquido, principalmente na frente de um dos testículos. O tamanho da hidrocele varia muito e por isso o desconforto do paciente também.


Devido ao seu tamanho, podem causar desconforto, mas geralmente são indolores e não malignos. Eles são diferentes de outros caroços que podem estar no escroto, como os tumores testiculares, por serem mais firmes.

Qual é a causa da hidrocele?

Qual é a causa da hidrocele

A hidrocele é causada pelo acúmulo de fluídos no saco escrotal. Normalmente, há uma pequena quantidade de fluido lubrificante ao redor dos testículos e, quando a produção e a absorção desse fluido estão desequilibradas, ocorre um acúmulo de fluido.


A hidrocele pode ser causada por um processo inflamatório no próprio testículo ou estruturas adjacentes, ou por trauma, bloqueio de vasos linfáticos ou tumor.


Em um feto, os testículos se formam na cavidade abdominal e voltam para o escroto ao longo de um caminho que normalmente se fecha naturalmente. Se isso não acontecer, o fluido da cavidade abdominal pode entrar no escroto, onde pode se acumular e causar uma hidrocele no bebê.

Médico para tratar hidrocele

Para agendar uma consulta com o médico para tratar hidrocele em Jundiaí, o Dr. Victor Portocarrero, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento para ejaculação retardada em Jundiaí: Quando procurar ajuda?
Por Dr. Victor Portocarrero 13 de outubro de 2025
O tratamento para ejaculação retardada em Jundiaí é realizado pelo urologista Dr. Victor Portocarrero, que identifica as causas e orienta terapias eficazes para restaurar o equilíbrio sexual.
É possível evitar a ejaculação precoce
Por Dr. Victor Portocarrero 13 de outubro de 2025
A ejaculação precoce pode ser evitada com acompanhamento médico, psicoterapia e tratamento urológico adequado, que ajudam a controlar o tempo e melhorar o desempenho sexual.
Onde fazer cauterização de HPV no pênis em Jundiaí
Por Cristiano Soares 13 de outubro de 2025
O tratamento de HPV no pênis em Jundiaí é realizado pelo urologista Dr. Victor Portocarrero, especialista em procedimentos como a cauterização para remoção segura das verrugas genitais.
Plástica do freio balanoprepucial em Jundiaí: Alivio da dor no ato sexual
Por Dr. Victor Portocarrero 13 de outubro de 2025
A plástica do freio balanoprepucial corrige o encurtamento do freio peniano, aliviando a dor durante o ato sexual e melhorando o desempenho masculino.
Ureterolitotripsia em Jundiaí: tratamento eficaz para cálculos urinários
Por Dr. Victor Portocarrero 13 de outubro de 2025
A ureterolitotripsia é o tratamento mais indicado para remover cálculos urinários do ureter de forma segura, rápida e com mínima invasão.
Postectomia em Jundiaí: Quando a cirurgia de fimose é indicada?
Por Dr. Victor Portocarrero 13 de outubro de 2025
A postectomia é indicada quando a fimose causa desconforto, dor ou dificulta a higiene íntima, sendo o tratamento definitivo mais seguro para o adulto.
Quais os primeiros sinais de que o homem precisa de reposição de testosterona
Por Dr. Victor Portocarrero 23 de setembro de 2025
Os primeiros sinais de que o homem precisa de reposição de testosterona incluem baixa libido, cansaço, perda de massa muscular e alterações de humor. O diagnóstico deve ser feito por urologista.
Chances de gravidez após reversão de vasectomia o que esperar
Por Dr. Victor Portocarrero 23 de setembro de 2025
As chances de gravidez após reversão de vasectomia variam conforme o tempo da cirurgia, a idade da parceira e a técnica utilizada. O urologista avalia cada caso e orienta sobre expectativas reais.
Testosterona baixa afeta fertilidade
Por Dr. Victor Portocarrero 23 de setembro de 2025
A testosterona baixa pode afetar a fertilidade, reduzindo libido, qualidade do sêmen e função erétil. O tratamento deve ser feito com urologista, após avaliação clínica e exames hormonais.
Urologista para implante absorvível de testosterona em Jundiaí: Quando é indicado?
Por Dr. Victor Portocarrero 23 de setembro de 2025
O implante absorvível de testosterona em Jundiaí é indicado para homens com baixa hormonal comprovada. Urologista avalia sintomas, exames e indica o tratamento de forma segura e personalizada.