Dr. Victor Portocarrero - Urologista

4 de novembro de 2022

Como tratar a hidrocele testicular

Como tratar a hidrocele testicular

Para tratar a hidrocele testicular é preciso remover o líquido fluido que se acumulou no escroto. Com a cirurgia, é feito um corte na túnica vaginal, através do qual o líquido é drenado e as  bordas da túnica são suturadas para prevenir um novo acúmulo.

A hidrocele também pode ser aspirada isoladamente, procedimento menos invasivo, mas com taxa de recorrência muito maior. Este processo pode ser repetido se necessário. Em lactentes, o paciente deve ser acompanhado e esperado até que a abertura se feche espontaneamente, e a cirurgia deve ser escolhida se não resolver em um ano.


A hidrocele é um acúmulo anormal de líquido na membrana vaginal (membrana dentro da bolsa que contém os testículos). A hidrocele pode ser unilateral ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária, e acomete principalmente neonatos e adultos acima de 45 anos.


A hidrocele é chamada de primária devido à má absorção de líquidos e secundária devido à inflamação (infecção ou trauma) ou neoplasia testicular.

Quais os sintomas da hidrocele?

sintomas da hidrocele

O principal sintoma da hidrocele é a presença de um caroço diferente no saco escrotal. Em uma hidrocele, o escroto se enche de líquido, principalmente na frente de um dos testículos. O tamanho da hidrocele varia muito e por isso o desconforto do paciente também.


Devido ao seu tamanho, podem causar desconforto, mas geralmente são indolores e não malignos. Eles são diferentes de outros caroços que podem estar no escroto, como os tumores testiculares, por serem mais firmes.

Qual é a causa da hidrocele?

Qual é a causa da hidrocele

A hidrocele é causada pelo acúmulo de fluídos no saco escrotal. Normalmente, há uma pequena quantidade de fluido lubrificante ao redor dos testículos e, quando a produção e a absorção desse fluido estão desequilibradas, ocorre um acúmulo de fluido.


A hidrocele pode ser causada por um processo inflamatório no próprio testículo ou estruturas adjacentes, ou por trauma, bloqueio de vasos linfáticos ou tumor.


Em um feto, os testículos se formam na cavidade abdominal e voltam para o escroto ao longo de um caminho que normalmente se fecha naturalmente. Se isso não acontecer, o fluido da cavidade abdominal pode entrar no escroto, onde pode se acumular e causar uma hidrocele no bebê.

Médico para tratar hidrocele

Para agendar uma consulta com o médico para tratar hidrocele em Jundiaí, o Dr. Victor Portocarrero, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.