Dr. Victor Portocarrero - Urologista

30 de agosto de 2022

Qual médico faz tratamento de infertilidade masculina?

tratamento de infertilidade masculina

O médico que faz tratamento de infertilidade masculina é o andrologista e o urologista, ambos são aptos para auxiliar nessa questão. O Dr. Victor Portocarrero é especializado em diagnósticos e tratamentos para a resolução desse tipo de problema de maneira humanizada e eficaz.

A infertilidade masculina consiste na incapacidade do homem em produzir espermatozoides de forma suficiente para que eles possam fecundar o óvulo e resultar em uma gravidez. 


Muitas vezes a capacidade reprodutiva do homem é influenciada por maus hábitos de vida, como ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas ilícitas, consumo de refeições não saudáveis, provocando a diminuição da produção e qualidade dos espermatozoides. 


Para a resolução deste problema é necessário buscar ajuda de um profissional, que neste caso pode ser o andrologista ou o urologista.


O andrologista cuida da saúde sexual e reprodutiva do homem, enquanto o urologista é especializado no tratamento do sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. No entanto, os dois são aptos para esse tipo de tratamento. 

Quais são as principais causas da infertilidade masculina?

principais causas da infertilidade masculina

As principais causas da infertilidade masculina normalmente estão associadas a problemas de saúde, como a varicocele, responsável pela maioria dos casos. No entanto, outras são:


  • Ausência da produção de espermatozoides;
  • Alterações hormonais;
  • Diminuição da quantidade de espermatozoides, conforme a idade;
  • Dificuldade na relação sexual;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Espermatozóides anormais;
  • Pouca mobilidade dos espermatozoides;
  • Problemas genéticos;
  • Vasectomia. 

Como é feito o diagnóstico da infertilidade masculina?

diagnóstico da infertilidade masculina

Para diagnosticar a infertilidade masculina é necessária a realização do exame de espermograma, responsável pela avaliação do sêmen. Nesta análise são observadas as características, concentração e morfologia dos espermatozoides.


Além do espermograma, o médico pode solicitar outros exames com a finalidade de indicar o motivo da infertilidade, como dosagem de testosterona, outros exames hormonais , ultrasom de bolsa escrotal com doppler , etc.

Quais os tratamentos para a infertilidade masculina?

tratamentos para a infertilidade masculina

Os tratamentos para a infertilidade masculina são numerosos, e dependem da causa do problema. Algumas patologias podem ser tratadas com ajustes hormonais, já em outros casos, é indicado intervenção cirúrgica.


Algumas mudanças no cotidiano também podem ajudar na qualidade dos espermatozoides, como evitar o consumo excessivo de álcool, bem como evitar o uso de anabolizantes , cigarro , etc. 


Embora existam muitas causas possíveis para a infertilidade masculina, os tratamentos também são inúmeros como medicamentos, procedimentos hormonais e até mesmo cirurgias. 

Médico para tratar infertilidade masculina

Para agendar uma consulta com o urologista que trata infertilidade masculina, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.