Dr. Victor Portocarrero - Urologista

26 de abril de 2023

Qual exame para prevenção de câncer de próstata?

prevenção de câncer de próstata

O exame para a prevenção do câncer de próstata é o exame de toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame de próstata deve ser realizado para homens com idade acima de 50 anos, e 45 anos para homens com histórico familiar, anualmente.

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer em homens, sendo responsável por cerca de 10% de todas as mortes por câncer em homens no mundo. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento eficaz e a redução da mortalidade.


O exame de toque retal e o exame de PSA são importantes ferramentas na detecção precoce do câncer de próstata, pois permitem a identificação de alterações na próstata que podem indicar a presença de um tumor. Além disso, esses exames também podem ajudar a identificar outras condições relacionadas à próstata, como a hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição que afeta muitos homens com o avanço da idade.


É importante lembrar que o exame de toque retal pode ser desconfortável para alguns homens, mas é um procedimento rápido e indolor que pode salvar vidas. Já o exame de PSA pode apresentar resultados falsos-positivos ou falsos-negativos, por isso é importante que seja interpretado pelo médico de forma cuidadosa e levando em consideração outros fatores de risco e sintomas.

A cada quanto tempo devo realizar o exame de próstata?

exame de próstata

Recomenda-se que o exame de próstata seja realizado por homens com idade acima de 50 anos(toque retal e/ou exame de PSA) anualmente, como parte da prevenção do câncer de próstata. No entanto, em alguns casos, a idade de início pode ser antecipada para os 45 anos, especialmente para homens com histórico familiar de câncer de próstata.


Cabe destacar que o intervalo entre os exames de próstata pode variar de acordo com a idade, histórico familiar e outros fatores de risco individuais. Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização dos exames com mais frequência ou a realização de outros exames complementares, como a ressonância magnética da próstata ou a biópsia, dependendo do resultado dos exames iniciais.


Por isso, é fundamental que homens façam acompanhamento médico regular e conversem com seu médico sobre a necessidade e a frequência dos exames de próstata.

Onde realizar exame de próstata?

Onde realizar exame de próstata

O exame de próstata pode ser realizado em consultórios médicos, clínicas de urologia, hospitais e unidades de saúde que ofereçam esse serviço. O exame de próstata também pode ser feito em postos de saúde e unidades básicas de saúde.


Para realizar o exame, é importante que o paciente agende uma consulta com um médico urologista, que é o especialista responsável por avaliar a saúde da próstata e realizar o exame de toque retal e/ou o exame de PSA.


Antes do exame, o médico pode orientar o paciente a realizar alguns preparos, como evitar relações sexuais e a realização de exercícios físicos vigorosos nas 48 horas anteriores a coleta do PSA.  O paciente também deve informar ao médico sobre eventuais alergias, problemas de saúde ou uso de medicamentos que possam interferir nos resultados do exame.

Urologista para exame de próstata em Jundiaí 

O urologista para exame de próstata em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, médico experiente no cuidado com a saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.