Dr. Victor Portocarrero - Urologista

7 de dezembro de 2022

Como tratar fimose?

Como tratar fimose

O tratamento para fimose é feito com exercícios no prepúcio, uso de pomada corticóide e cirurgia de postectomia. O método é definido de acordo com a idade do paciente e grau de complexidade clínica.

O tratamento da fimose em crianças deve sempre ser orientado pelo médico e nem sempre requer um tratamento específico, pois a fimose pode se resolver naturalmente por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Mas se a fimose persistir além desse estágio, pode ser necessário tratá-la após os 2 anos de idade com pomadas contendo corticosteróides e exercícios para diminuir o prepúcio ou cirurgia.


Por outro lado, o tratamento da fimose secundária ou fimose em adultos, como é popularmente conhecido o caso, é principalmente tratada com cirurgia ou uso de pomadas antibacterianas ou antifungicas .

Exercício para tratar fimose

Exercício para tratar fimose

O exercício para tratar fimose que visa a exposição do prepúcio deve ser realizado pelo responsável pelo paciente (no caso de crianças), principalmente na hora do banho.


A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida. 


O procedimento visa criar contrações leves na região do prepúcio .


Vale ressaltar que é fundamental consultar um pediatra para um programa de passo a passo de execução dos exercícios.


Por fim, os pais e demais cuidadores devem ensinar aos filhos maiores medidas de higiene seguras e eficazes, dando-lhes maior autonomia e conhecimento para manter cuidados que previnam doenças causadas por vírus e bactérias nas áreas íntimas.

Pomada para tratar fimose

Pomada para tratar fimose

O uso de pomada para tratar fimose é principalmente indicada para bebês. Com o uso adequado, pode ser que o paciente nem precise de outros tratamentos no futuro, sendo completamente eficaz.


No geral, com o tratamento continuado, a pomada amolece o tecido que cobre a glande e dissolve qualquer fibrose presente na área. A aplicação de pomada de corticosteróide geralmente é direta, mas é importante seguir as instruções do seu médico sobre como aplicá-la corretamente.

Cirurgia para tratar fimose

Cirurgia para tratar fimose

A cirurgia para tratar fimose é chamada de postectomia ou circuncisão. O procedimento consiste em uma técnica cirúrgica que envolve a remoção do prepúcio (o excesso de pele que cobre o pênis) para melhorar sua higiene íntima e desempenho sexual. 


A  cirurgia de fimose é realizada sob anestesia geral ou local e é uma técnica segura e simples geralmente recomendada para menores de 07 a 10 anos. Também pode ser realizada na puberdade ou em adultos embora o processo de recuperação possa ser mais doloroso.

Médico para tratar fimose em Jundiaí

O médico para tratar fimose em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, médico urologista que oferece tratamento completo para cuidar da saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.