Dr. Victor Portocarrero - Urologista

26 de abril de 2023

Como tratar dor testicular crônica?

Como tratar dor testicular crônica

O tratamento para dor testicular crônica varia de acordo com o grau de complexidade clínica do paciente, algumas opções incluem o uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, antibióticos para tratar infecções, cirurgia para corrigir causas como varicocele ou hidrocele, bloqueio nervoso ou outros tratamentos para problemas de nervos, ou fisioterapia para melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os músculos.

A dor testicular crônica é uma condição caracterizada por dor ou desconforto persistente nos testículos ou nos tecidos circundantes, com duração superior a três meses. Pode ser contínua ou intermitente, e geralmente é descrita como uma dor surda, pesada ou incômoda. A dor pode ser acompanhada por uma sensação de queimação, formigamento ou desconforto na região genital.


As causas da dor testicular crônica podem variar, incluindo infecções, lesões, varicocele, hidrocele, , inflamação crônica dos testículos ou da próstata, entre outras. O diagnóstico e o tratamento da dor testicular crônica devem ser realizados por um médico especialista em urologia.


Os sintomas da dor testicular crônica podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor ou desconforto persistente na região dos testículos ou nos tecidos circundantes, com duração superior a três meses. Outros sintomas podem incluir:


  • Sensação de queimação ou formigamento na região genital;
  • Sensação de peso ou pressão nos testículos;
  • Inchaço o sensibilidade nos testículos
  • Dor lombar com irradiação nos testículos.

Qual o melhor tratamento para dor testicular crônica?

tratamento para dor testicular crônica

O melhor tratamento para dor testicular crônica varia de acordo com a causa, sendo os principais métodos:

Medicamentos

Analgésicos como paracetamol ou anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) podem ajudar a aliviar a dor. O médico também poderá prescrever antibióticos, se a dor for causada por uma infecção.

Cirurgia

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a causa da dor, como em casos de varicocele ou hidrocele.

Tratamento de nervos

Se a dor for causada por um problema de nervos, como neuralgia do nervo ilioinguinal, pode ser necessário um bloqueio nervoso ou outros tratamentos para aliviar a dor.

Fisioterapia

Em alguns casos, a fisioterapia pode ser útil para aliviar a dor testicular crônica. Exercícios de alongamento, massagem e fortalecimento muscular podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a dor.

Dor testicular crônica tem cura?

 Depende . A dor testicular crônica pode ser difícil de tratar e, em alguns casos, pode não apresentar melhora definitiva. 


O tratamento da dor testicular crônica depende da causa subjacente da dor e pode envolver uma abordagem multidisciplinar, ou seja, tratamento aliado a outros procedimentos médicos.


O objetivo do tratamento é aliviar a dor, melhorar a qualidade de vida e minimizar os sintomas.

Urologista para dor testicular crônica em Jundiaí 

O urologista para dor testicular crônica em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, médico com  mais de 25 anos de experiência no cuidado com a saúde íntima masculina e órgãos do trato urinário. Para saber mais sobre o assunto, basta agendar uma consulta com a central de atendimento através do WhatsApp clicando aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Onde fazer reversão de vasectomia em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
A reversão de vasectomia em Jundiaí deve ser realizada por urologista especializado, garantindo segurança, taxa de sucesso elevada e acompanhamento completo antes, durante e após o procedimento.
Reposição de testosterona ajuda na ereção?
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
A reposição de testosterona pode melhorar a ereção em homens com deficiência hormonal, aumentando libido, desempenho sexual e qualidade de vida, sempre com acompanhamento médico especializado.
Consulta para vasectomia com urologista particular em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
A consulta para vasectomia com urologista particular em Jundiaí garante avaliação individual, orientação detalhada sobre o procedimento, anestesia, cuidados pós-operatórios e métodos contraceptivos temporários.
Reposição de testosterona para homens acima de 40 anos em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
A reposição de testosterona para homens acima de 40 anos em Jundiaí ajuda a reduzir sintomas de deficiência hormonal, melhorando energia, libido, massa muscular e qualidade de vida com acompanhamento médico.
Vasectomia com anestesia local e alta no mesmo dia em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
A vasectomia com anestesia local em JundiaÍ com alta no mesmo dia é realizada pelo Dr. Victor Portocarrero, médico urologista. O procedimento é rápido, seguro, com recuperação rápida e acompanhamento médico completo.
Quanto tempo após vasectomia é seguro ter relação?
Por Dr. Victor Portocarrero 8 de setembro de 2025
Após vasectomia, relações sexuais podem ser retomadas em geral entre 1 e 2 semanas, dependendo da recuperação individual, sempre usando métodos contraceptivos até a confirmação de azoospermia.
Balanopostite em diabéticos: entenda a relação e como tratar corretamente
Por Dr. Victor Portocarrero 26 de agosto de 2025
A balanopostite em diabéticos ocorre pela alta glicose, que favorece infecções na glande e prepúcio. O tratamento inclui controle glicêmico, higiene adequada e uso de pomadas antifúngicas ou antibióticas.
Quando a cirurgia para hidrocele é recomendada?
Por Victor Portocarrero 26 de agosto de 2025
A cirurgia para hidrocele é recomendada quando o inchaço escrotal causa desconforto, dor, aumento progressivo ou limitações no dia a dia. O procedimento é simples e com alta taxa de sucesso.
Reposição de testosterona com urologista em Jundiaí
Por Victor Portocarrero 26 de agosto de 2025
A reposição de testosterona com urologista em Jundiaí realizada pelo Dr. Victor Portocarrero, é indicada para homens com níveis hormonais baixos e sintomas como cansaço, baixa libido e perda muscular. O tratamento é seguro e eficaz.
Tratamento de disfunção erétil em Jundiaí: ondas de choque ou medicamentos
Por Victor Portocarrero 26 de agosto de 2025
Os tratamentos de disfunção erétil em Jundiaí com ondas de choque ou medicamentos são eficazes, e recomendados de acordo com o caso de cada paciente. Os medicamentos agem rápido, mas ondas de choque tratam a causa e oferecem resultado duradouro.