Dr. Victor Portocarrero - Urologista

13 de setembro de 2023

Como fazer o auto exame da próstata?

Como fazer o auto exame da prostata

O verdadeiro exame da próstata é feito por médicos. No entanto, homens podem observar mudanças como urgência, dor para urinar ou sangue no sêmen.

Ao se abordar o tema do autoexame da próstata, é fundamental destacar, inicialmente, que o verdadeiro exame de próstata, chamado de toque retal, é realizado por médicos especializados e não pode ser substituído por um autoexame. Contudo, os homens podem ficar atentos a certos sintomas e mudanças em seu corpo que podem indicar problemas na próstata.


Ao considerar o autoexame da próstata, é essencial que os homens observem qualquer mudança na frequência ou urgência para urinar. A presença de dor ou desconforto ao urinar, bem como a observação de sangue na urina ou no sêmen, são sinais que merecem atenção. Além disso, a dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo urinário é outro indicativo que não deve ser negligenciado.


Além desses sintomas, no contexto do autoexame da próstata, os homens devem observar a existência de qualquer dor ou pressão na região retal, assim como a presença de disfunção erétil inexplicada. É vital entender que esses sintomas não confirmam a presença de problemas na próstata, mas indicam a necessidade de uma avaliação médica especializada.


Ao buscar compreender como fazer o autoexame da próstata, é preciso reconhecer que essa autoavaliação se baseia na observação de sintomas e na autopercepção de mudanças no corpo. Ao detectar qualquer um dos sinais mencionados, o homem deve procurar um urologista para um exame completo e adequado, garantindo a saúde prostática e a detecção precoce de possíveis condições adversas.

Quando fazer exame de próstata?

Realizar o exame de próstata é essencial para a prevenção e diagnóstico precoce de problemas prostáticos, incluindo o câncer de próstata. Aqui estão algumas situações onde se torna recomendável realizar o exame:


  • Idade Avançada: Homens acima dos 50 anos devem fazer exames de próstata regularmente. Para aqueles com histórico familiar da doença, o início das avaliações deve ser mais cedo, geralmente a partir dos 45 anos.


  • Sintomas Urinários: Se estão ocorrendo sintomas como dificuldade para urinar, dor ou sensação de não esvaziamento completo da bexiga, é um indicativo para procurar um médico e possivelmente realizar um exame de próstata.


  • Histórico Familiar: Homens com um histórico familiar de câncer de próstata, especialmente se tiverem um pai ou irmão que foi diagnosticado com a doença, devem começar a fazer exames mais cedo e com mais frequência.


  • Alterações Notadas em Exames de Rotina: Se em exames de rotina, como o exame de sangue PSA, forem notadas alterações, isso pode indicar a necessidade de realizar um exame de próstata para investigar mais a fundo.


  • Orientação Médica: Em qualquer situação onde o médico identifique a necessidade de um exame mais detalhado da próstata baseado em outros fatores de risco e sintomas apresentados pelo paciente.


Recomenda-se sempre manter uma comunicação aberta e honesta com o profissional de saúde, relatando qualquer sintoma ou preocupação que possa surgir. Ao seguir as orientações médicas, é possível garantir uma melhor prevenção e, se necessário, identificar precocemente eventuais problemas, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Qual médico realiza exame de próstata?

Ao buscar realizar um exame de próstata, é essencial consultar-se com o especialista adequado. O médico responsável por essa avaliação é o urologista. Este profissional é treinado para diagnosticar, tratar e acompanhar doenças do sistema urinário masculino e feminino, além do sistema reprodutor masculino.


O urologista conduz uma série de exames para avaliar a saúde da próstata, sendo o mais conhecido o exame de toque retal. Este exame, apesar de rápido, permite ao médico sentir a superfície da próstata e detectar irregularidades. Além disso, outros exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue podem ser solicitados para uma avaliação mais completa.


Ao identificar sintomas ou na chegada da idade recomendada para o rastreio da saúde prostática, procurar um urologista. Este especialista assegura uma avaliação adequada, contribuindo para a prevenção e tratamento precoce de possíveis condições adversas.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Tratamento da gonorreia em Jundiaí: Sintomas e medicações
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da gonorreia em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem sintomas como ardência ao urinar e secreção, com uso de antibióticos específicos prescritos por um urologista.
tratamento seguro do herpes genital masculino em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento do herpes genital masculino em Jundiaí deve ser iniciado assim que surgem os primeiros sintomas para reduzir dor, acelerar a cicatrização e evitar transmissões.
Quando procurar um urologista para caroço doloroso na virilha em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Você deve procurar um urologista em Jundiaí ao perceber um caroço doloroso e crescente na virilha, pois pode ser linfogranuloma venéreo. Se houver dor intensa, vermelhidão, febre ou secreção, o atendimento deve ser imediato.
Verrugas no pênis pode ser HPV? Quando procurar um urologista em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Verrugas no pênis podem ser HPV e exigem avaliação imediata com um urologista em Jundiaí para diagnóstico e tratamento seguro.
Urologista em Jundiaí: Ferida dolorosa no pênis é normal?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
Uma ferida dolorosa no pênis não é normal e pode indicar cancro mole, exigindo avaliação imediata com um urologista em Jundiaí.
Tratamento da sífilis para homens em Jundiaí: Quando iniciar?
Por Dr. Victor Portocarrero 1 de dezembro de 2025
O tratamento da sífilis para homens em Jundiaí deve ser iniciado assim que há suspeita ou confirmação da infecção, evitando complicações e transmissão.
Como fazer o autoexame para câncer de testículo?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O autoexame dos testículos deve ser feito mensalmente, preferencialmente após o banho, para identificar nódulos, aumento de volume ou dor. O urologista orienta e confirma qualquer alteração.
Como funcional o tratamento para cistos no rim em Jundiaí
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O tratamento para cistos no rim em Jundiaí depende do tamanho, tipo e sintomas. Em muitos casos, o urologista apenas monitora o cisto; em outros, pode indicar drenagem ou cirurgia.
Urologista em Jundiaí: Vermelhidão e secreção o que pode ser?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
Vermelhidão e secreção no pênis podem indicar balanopostite, inflamação causada por fungos, bactérias ou má higiene. O urologista em Jundiaí faz o diagnóstico e indica o tratamento ideal.
Falha na ereção: Quando procurar um urologista para disfunção erétil em Jundiaí?
Por Dr. Victor Portocarrero 4 de novembro de 2025
O momento certo para procurar um urologista em Jundiaí é quando a falha na ereção se torna frequente, causa insegurança ou afeta a vida sexual e emocional do homem.